Renascimento • Rebirthing

O que é

Renascimento ou Rebirthing – como é conhecido internacionalmente, é um processo de transformação pessoal, de autoajuda e de crescimento interior, baseado na respiração livre e plena, assim como, na consciência do pensamento criativo.

O ponto central do Renascimento, inclusive o que estimulou a sua criação, é a respiração.

O objetivo do trabalho é descondicionar os traumas assimilados no momento do nascimento, considerando a tendência que todos temos de reproduzir essa experiência ao longo da vida.

Isso se dá através de um tipo e ritmo específico de respiração que permitem a percepção dos padrões reprimidos de energia e conseqüentemente a sua liberação.

Para quem?

Esse tipo de trabalho é indicado para todos aqueles que querem se aperfeiçoar e se conhecer profundamente.

"O Renascimento não é para quem precisa, mas sim para quem quer e se interessa por uma vida melhor."

Benefícios

O Renascimento é extremamente benéfico para as pessoas tomarem consciência da respiração e do seu poder regenerador.

Através dele é possível liberar medos, ansiedades, angústias, dores, tensões, conflitos, inseguranças e muitas outras limitações.

O Renascimento desperta a consciência de que somos nós os únicos responsáveis por nossas criações e resultados. Apóia a autonomia e promove o resgate do poder pessoal. É uma proposta de abertura a uma vida livre de limitações e condicionamentos obsoletos.

Como o nascimento interfere na sua vida

O momento do nascimento é uma experiência importante que influencia todo o processo histórico da vida de uma pessoa. A personalidade e o comportamento humano se fundamentam a partir da primeira respiração. Para a maioria das pessoas, o nascimento, o primeiro sopro, o primeiro contato com o mundo, é de dor e de medo. Essas primeiras vivências são, na maior parte das vezes, traumáticas, ficam gravadas no subconsciente e no corpo afetando o comportamento da pessoa.

Os partos realizados no mundo ocidental, em geral, são agressivos, dolorosos e ameaçadores para o bebê.

Um dos principais traumas ocorre em função do corte prematuro do cordão umbilical, forçando a primeira respiração de maneira abrupta e, portanto, causando dor e asfixia simultaneamente.

Em geral, são necessários de cinco a vinte minutos em média para que o bebê respire por si mesmo e estabeleça uma situação de confiança e segurança com a vida. O corte precoce do cordão umbilical, assim como a temperatura baixa, a luz intensa e o ruído existente nas salas de parto, interferem tremendamente na forma como uma pessoa encara e vivencia sua história pessoal.

Parto e personalidade

Cesariana programada:
A pessoa tende a desenvolver um comportamento passivo diante de todos e de tudo, pois não veio dela o movimento de partida para a vida. Costuma sentir-se invadida e desrespeitada em relação ao seu tempo ou espaço.
Prematuro:
A pessoa tende a ser muito ativa, rápida, antecipada e ansiosa. O indivíduo exige das pessoas, em geral, satisfação imediata dos seus desejos e vontades.
Pós-maturo:
A pessoa é mais lenta, tem paixão pela cama e tudo que lembra a situação do útero. Resolve tudo na cama: estuda,trabalha, escreve, lê, come, etc.
Fórceps:
As pessoas costumam estabelecer relações de amor e ódio com as coisas. Gera raiva contida e um vago sentimento de "eu causo dor a quem amo".

Como é feito o trabalho?

Pode ser feito em grupo e/ou individualmente. Cada sessão individual têm a duração de duas horas em média e o intervalo entre elas pode ser semanal ou quinzenal.

História do Renascimento • Rebirthing

O Renascimento foi criado na década de setenta, pelo americano Leonard Orr, que insistiu e permaneceu dentro de uma sauna por mais tempo que o de costume.

Ao final de uma hora ou mais, saiu rastejando, e depois de ter aberto a porta caiu desmaiado. Quando retornou do desmaio, teve a estranha sensação de que tinha ficado todo esse tempo dentro do ventre de sua mãe. Naquela época atribuiu ao fato de ter ficado fechado em um espaço úmido e quente, a reativação da lembrança de sua vida intrauterina.

A partir dessa experiência, Leonard jogava-se numa banheira de água quente todos os dias, onde teve as experiências mais marcantes de seu processo. Teve revelações novas e apaixonantes sobre seu nascimento e sobre si mesmo. Começou assim a pesquisa e a criação do Renascimento.

Pouco a pouco foi desenvolvendo a técnica respiratória, estudando o sopro das pessoas que reviviam efetivamente de uma maneira física e emocional o trauma do nascimento.

Em 1975, depois de acompanhar milhares de sessões de Renascimento na banheira de água quente, Leonard Orr percebeu que as pessoas estavam tendo uma experiência de cura ao respirar e que os mecanismos de respiração de cada uma delas eram transformados e seu relacionamento mente, espírito e corpo, alterava-se para sempre.

Essa cura acontecia e acontece para todos, depois de várias sessões - quando as pessoas se sentem seguras o bastante para reviver o momento de sua primeira respiração.

A partir desse momento, ao perceber que as sensações não dependiam da água quente e nem da simulação do útero, mas do ritmo respiratório, que trazia as lembranças da primeira respiração e do trauma do nascimento, Leonard Orr propôs que se respirasse fora da água, observando que, com o ritmo contínuo da respiração, as sensações eram vivenciadas mais suavemente. Assim nasceu o Renascimento a seco.

Desde que o movimento do Renascimento começou se tornou um sucesso e começou a ser procurado em todo mundo. Em trinta anos, o Renascimento ou Respiração Conectada e Consciente se desenvolveu e se espalhou mundo afora, sendo usada por cerca de dez milhões de pessoas.

Há pelo menos mais de cem mil profissionais nessa área atualmente. O movimento do Renascimento é uma das maiores contribuições para a Paz no mundo e para a transformação da energia do Planeta.

Hoje em dia é considerado uma das abordagens mais modernas, avançadas e eficazes de desenvolvimento pessoal e do potencial humano em geral.

O que é Para quem? Benefícios Como o nascimento interfere na sua vida Como é feito o trabalho? História do Renascimento • Rebirthing